PERSONAGENS:

Katajainen Nikka Edvardine = Nils Katajainen foi um piloto finlandes que recebeu a maior honraria militar da Finlândia, a Mannerheim Cross of Liberty

Krupinski Waltrud = Walter  “Graf Punski” Krupinski foi um piloto alemão da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial

Lemare Georgette =  Georges Lemare foi um piloto francês durante a Segunda Guerra Mundial

Aleksandra Ivanovna Pokryshkin = Alexander Pokryshkin foi um piloto da União Soviética e em entres eventos recebeu a Hero of the Soviet Union, uma honraria da época.

Gundula Rall =  Günther Rall foi tenente-general da Bundeswehr e piloto da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial. Com um total de 275 vitórias em combate, ele é o terceiro mais bem-sucedido ás na história da aviação militar.

Edytha “Paula” Rossmann = Edmund “Paule” Roßmann foi um piloto alemão durante a Segunda Guerra.

Sadako Shimohara = Sadao Uehara foi um piloto japonês considerado um dos “aces” durante a guerra.

LOCAIS:

Shuvalov: No anime é dito como um parque, e de fato é, localizado em São Petersburgo. Também é o nome de um  militar russo no reinado de Alexandre II.

Lago Ladoga: é o maior lago da Europa, localizado na Carélia e no óblast de Leningrado no noroeste da Rússia, próximo à fronteira com a Finlândia.

Sasebo = Sasebo é uma cidade japonesa localizada na província de Nagasaki.

Libau = Liepāja é uma cidade independente da Letônia localizada na região de Kurzeme

Orussia = Baseado no Império Russo/União Soviética, apesar de que a Revolução de Outubro não ocorre no mundo de Strike/Brave Witches.

Petersburgo = São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autônoma. Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.

Novo Kholmogory = Kholmogory é uma localidade rural histórica da Rússia e centro administrativo do Arkhangelsk Oblast, que é uma “sub-divisão” da Rússia.

Petrozavodsk: Petrozavodsk é a capital e principal cidade da República da Carélia, é uma divisão federal da Federação Russa, uma localizada no noroeste da Rússia, na fronteira com a Finlândia.

Onomichi: Onomichi é uma cidade japonesa localizada na província de Hiroshima.

Rio Neva: é um curso de água do noroeste da Rússia e vai desde o lago Ladoga até ao golfo da Finlândia passando pela cidade de São Petersburgo. Apesar do modesto comprimento, é o terceiro maior rio europeu em termos de volume de água.

Murmansk: Murmansk é a capital do Oblast de Murmansk, localizada 200 km a norte do Círculo Polar Ártico. Nesta região, os Invernos são longos e extremamente severos, sendo os Verões frescos e relativamente curtos.

Elsworth: pequena vila localizada na Inglaterra.

Kauhava: cidade na Finlândia.

Mar de Barents: O mar de Barents é parte do Oceano Glacial Árctico e situa-se a norte da Noruega e da Rússia. Recebeu o nome do navegador neerlandês Willem Barentsz.

Karlsland:  “Kong Karls Land” ou “Ilha do Rei Carlos” são um grupo de ilhas no arquipélago de Svalbard, no oceano Ártico.

NINHOS:

Os ninhos Anna, Vzsily e Grigori, respectivamente:

Anna: foi a Imperatriz da Rússia de 1730 até sua morte;

Vzsily foi um franco-atirador russo que matou mais de 468 soldados alemães durante a 2ª Guerra Mundial;

Grigori ou Vigilantes é como são chamados os 200 anjos que abandonaram sua habitação original no céu e desceram à terra e se misturaram com as filhas dos homens.

LIVROS DA KANNO:

Kokoro no sugata no kenkyuu (心の姿の研究), não existe uma tradução oficial nem para o inglês, muito menos para o português, por isso foi mantido o romaji, mas a tradução seria algo como “Um Estudo da Aparência do Coração”.

Brinquedos Tristes – Kanashiki gangu (悲しき玩) livro de poemas curtos -Tanka-

Um punhado de pó (A Handful of Dust) escrito pelo autor britânico Arthur Evelyn St. John Waugh, que conta o cotidiano de uma família inglesa nos anos 30.

O Jardim das Cerejeiras (Вишнëвый сад ou Vishnyovy) foi a última peça escrita pelo escritor e dramaturgo russo Anton Tchecov.

A gaivota (Чайка, Chayka) é uma peça de teatro do dramaturgo russo Anton Tchekhov. A peça foi concebida pelo autor como uma comédia, mas ela foi interpretada e é tida por alguns como um drama ou uma tragédia.

Flower Fables, primeiro trabalho de Louisa May Alcott .

Little Women é um livro de inspiração autobiográfica de Louisa May Alcott publicado em 1868. Conta a história de quatro irmãs crescendo entre 1861 e 1865, durante a Guerra Civil Americana. Teve uma sequência chamada “Good Wives” em 1869, no Brasil foi traduzido como “Mulherezinhas”.

COMIDAS:

Gnocchi: conhecido no Brasil como nhoque

Pelmeni: é um prato da culinária russa que pode ser encontrado em diversos países do leste europeu. Consiste num recheio de carne picada, envolvido por uma massa fina, feita de farinha e ovos, com leite ou água, resultando em pequenos pastéis com cerca de 2-3 cm de diâmetro e forma mais ou menos esférica.

Suiton: Sopa com bolinhos feitos com farinha de trigo.

Chiton: Molusco marinho.

Bûche de Noël: A Lenha de Natal ou “Tronco de Natal” é uma sobremesa típica, servida próximo ao final do ano na França, Bélgica, Canadá, Líbano, Vietnã e muitos outros países francófonos.

Sara udon: udon com vegetais, repolho e broto de feijão.

Salmiakki: ou salmiak é um confeito salgado que muitas pessoas da Suécia, Finlândia e da Noruega adoram. Alguns dizem que o gosto vem do costume, outros dizem que as crianças destes países têm uma afeição natural a sabores distintos.

FESTIVAIS E LENDAS:

Festival de Saturno: A Saturnália era um festival da Antiga Roma em honra ao deus Saturno, que ocorria em 17 de dezembro no Calendário juliano e mais tarde se estendendo com festividades até 23 de dezembro.

Vovô Inverno e  Menina da Neve: Respectivamente Ded Moroz, personagem fictício semelhante ao Papai Noel, só que russo. E Snegurochka, personagem dos contos de fadas russos. Ela é considerada a neta do Ded Moroz e ajuda ele nas festas de Ano Novo.

Freyja: é uma das deusas mais antigas na antiga religião germânica.

ARMAS:

Liberator: pistola fabricada pelos EUA durante a Segunda Guerra. Curiosamente, ela mal chegou a ser distribuída para as tropas, e a maioria acabou sendo destruída pelas forças aliadas. Atualmente os EUA fabricam ela em impressora 3D.

Hamaya: (破魔矢) literalmente algo como “flecha matadora de demônios”. É tratada como um amuleto.

Schwerer Gustav e Dora são os nomes pelos quais ficaram conhecidos os canhões ferroviários 80 cm K (E) alemães. Os canhões foram desenvolvidos no final dos anos 30 pela Krupp, com o objetivo de destruir alvos fortificados. Pesavam cerca de 1344 toneladas, e podiam disparar projéteis de até 7 toneladas a uma distância superior a 37 km. Preparados para a Segunda Guerra, tinha-se por objetivo usá-los contra a Linha Maginot durante a Batalha de França. Um dos canhões foi usado na Rússia, no cerco a Sebastopol durante a Operação Barbarossa, sendo destruído ao final da guerra com o objetivo de evitar a sua captura.