JK 02

leiam o mango

Anidex

Estou quase cogitando lançar com raw tv porque o encode da CR está especialmente ruim.

Meus types também ficaram especialmente ruins, mas me esforcei ao máximo. Sdds tser.

4 Comments

  1. Sobre o encode fiquei curioso: dá para fazer umas comparações tipo essas nos pontos mais graves?

    • Resolvi comparar eu mesmo. Baixei as versões da CR (ou seja, antes que alguém fale que a Horrible é a mesma coisa que a CR, eu mesmo baixei da CR), da Horrible e da Ohys e da Leopard.
      Primeiro uma análise objetiva de cada uma dessas versões. Usando o MediaInfo foi possível notar o que já era esperado: o encode da Horrible é exatamente o mesmo da CR. Ou melhor, nem tanto, pois se eu baixei uma semana depois do anime ter sido lançado e a Horrible no mesmo momento significa que a CR parou de reduzir a qualidade do vídeo com o tempo (pelo menos em um prazo de semanas). Ao mesmo tempo é bom saber que a Horrible não pode ser responsabilizada pela provável queda de qualidade nesse anime.
      O arquivo foi encodado usando CRF 15, o que é um número bom, considerando que existem várias fansubs que usam configurações de CRF piores que essa. Esse número geralmente mostra muito sobre a qualidade do arquivo, mas por si só não garante qualidade. Da mesma forma que pegar um MP3 ruim e converver para FLAC não restaura a qualidade original do áudio reencodar algo com o CRF baixo não melhora a qualidade. Pelo menos podemos saber que o último encode não foi o responsável pela perca de qualidade. O encode da Ohys usa CRF 20, que é pior do que 15, ou seja, podemos esperar que a qualidade dele seja inferior. Pelo menos não é CRF 23 (CRF 20 para comparação).
      O MediaInfo não conseguiu obter informações de encode do arquivo da Leopard, então uma opção é usar a bitrate do vídeo: Leopard é 1597 kb/s média vídeo, 6050 kb/s máxima, 1792 kb/s média geral; Ohys é 186 kb/s média vídeo, 249 kb/s máxima, 1691 kb/s média geral, CR é 3268 kb/s média vídeo, 3402 kb/s média geral, Horrible 3406 kb/s média geral. A Ohys usou o profile Main enquanto as outras usaram o profile High.
      Por enquanto não vou fazer uma análise subjetiva – ou seja – comparar imagens – até porque gastei tempo demais olhando esses dados. Ainda vou fazer um script para me auxiliar nisso. Depois posto os resultados em outro comentário.
      Mas já adianto algo que, embora espero que vocês já soubessem disso, é bom reforçar: se forem usar uma raw HDTV não usem a raw da Ohys!

      • Deca

        15 de abril de 2019 at 21:40

        Aqui temos o frame 1399 do episódio 2 https://diff.pics/SzVPu9qa9vA5/1
        Comparação entre o rip 1080p da HS e o encode feito pelo Julek – infelizmente não tem como fazer milagre.

        Aqui temos exatamente o mesmo frame em 720p do Ohys.https://i.imgur.com/EtJ9fzi.png

        Isso é extremamente comum de acontecer nos encodes da CR atualmente, sempre em cenas que duram menos de 1 segundo.
        Segue exemplos de temporadas passadas https://imgur.com/a/uNz7wgZ

        A explicação mais simples é que o x264 dá preferência para cenas estáticas, porém em Joshi, que é um anime de 3 minutos, a cada 30 segundos aparece um frame com problema.
        Extra: kaguya-sama da cr https://i.imgur.com/OseNy5d.jpg (embora eu acredite que a culpa de Kaguya seja da Aniplex)

        • Nessa comparação acho que a versão da CR ficou menos borrada, o que acho bom. Enfim, até sair o BD parece que a diferença não é tanta assim para ficar preocupando com isso, qualquer uma dessas raws (menos a da Ohys) está boa.

Comente aqui!

© 2019 Lolisub

Theme by Anders NorenUp ↑